#1f5d47

#1f5d47

Santo André - SP

Como Raquel Varela pretende atuar no Planejamento Urbano de Santo André?

Por Raquel Varela, pré-candidata a vereadora por Santo André

Santo André tem um histórico e uma característica industrial na área urbana. Mas atualmente está se tornando uma cidade sem alma e sem identidade. É preciso investir em novas indústrias na cidade, com uma reindustrialização baseada no modelo sustentável.

Exemplo dessa reindustrialização sustentável é a criação de indústrias de energia renovável, o que geraria empregos para a população e beneficiaria o meio ambiente.   

A reindustrialização da cidade é importante para que as pessoas tenham bons empregos perto de suas casas, não precisem se deslocar para outras cidades da zona metropolitana de São Paulo em busca de melhoria de vida. A indústria paga em média de 5 a 7 vezes o que paga o setor de serviços. Com a reindustrialização há oportunidade de subir a massa salarial da cidade. Atualmente, nós não somos uma cidade que se sustenta economicamente. Em 20 anos, se não fizermos os investimentos certos, Santo André não terá melhores oportunidades. 

O Centro da cidade também precisa ser revitalizado e não falo de pintar calçadas. Falo de um projeto sério de revitalização, que atraia novos empreendimentos, em torná-lo povoado e comercial. Não podemos permitir o abandono da nossa região central, que sobretudo é também histórica e faz parte da vida de todos os andreenses. 

Atuação

Por ser engenheira civil, apaixonada por Planejamento Urbano, entrei para o  Conselho Municipal de Política Urbana de Santo André (CMPU), no final de 2018. Este conselho é gestor do fundo municipal de política urbana, que recebe os recursos da outorga onerosa pelo direito de construir e decide onde esses recursos vão ser aplicados. Sei da urgência de utilizarmos esses recursos e nosso território de forma estratégica, com uma política urbana que incentive a atração de novos empreendimentos e novas indústrias.

Embora seja dever do Poder Executivo implementar a política urbana, o Legislativo tem que aprová-la, pelo Plano Diretor, pela Lei de Uso e Ocupação do Solo Municipal (LUOPS) e pelo Código de Obras. Como candidata a vereadora quero fiscalizar o cumprimento da política urbana municipal e seu orçamento, que passam pela Câmara, e também incentivar, por meio de indicações, que o território urbano de Santo André seja utilizado de forma a dar retorno econômico para a cidade e seus moradores.  

 

 

Compartilhe: